Notícia

90% dos incêndios florestais são causados pelo ser humano

90% dos incêndios florestais são causados pelo ser humano

De 01 de janeiro até o dia 13 de agosto, a SMA emitiu 451 autos de infração ambiental pelo uso irregular do fogo no Estado de São Paulo.

Embora o clima seco tenha papel fundamental para o início e alastramento do fogo, 90% dos incêndios florestais são causados pelo ser humano, com inícios próximos a áreas urbanas, como margens de rodovias e locais de pesca. Bitucas de cigarros jogadas acessas para fora dos carros, soltura de balões, fogueiras perto de matas, queima de lixo e o uso de velas em rituais religiosos são apenas alguns dos exemplos do uso inconsequente do recurso.

Para o diretor do departamento de planejamento e monitoramento da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), Rafael Frigério, incêndios como esses podem até não ser criminosos, mas têm origem em atividades inadequadas e perigosas, adotadas de forma inconsciente por grande parte da população.

Entretanto, o aspecto criminoso ainda é o principal responsável pela maioria dos incêndios registrados em lavouras, sobretudo em canaviais. De 01 de janeiro até o dia 13 de agosto, a SMA emitiu 451 autos de infração ambiental pelo uso irregular do fogo no Estado de São Paulo. Rafael Frigério ressalta que 100% dos focos de queimas identificados pelo satélite do IMPE são fiscalizados.

 


Fonte: CanaOnline

Notícias relacionadas: