Notícia

A importância de programas como o “Abasteça Consciente”

A importância de programas como o “Abasteça Consciente”

O etanol, produzido no Brasil a partir da cana-de-açúcar e do milho, reduz em até 90% as emissões de CO2 em relação à gasolina. Mas o consumidor quer mais que isso para abastecer com etanol

As vantagens ambientais em abastecer com etanol são inegáveis. De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), nas duas últimas décadas, o uso do etanol evitou que cerca de 600 milhões de toneladas de CO2eq fossem lançados na atmosfera. A título de ilustração, para atingir a mesma economia de CO2eq seria preciso plantar mais de quatro bilhões de árvores nativas nos próximos 20 anos. O etanol, produzido no Brasil a partir da cana-de-açúcar e do milho, reduz em até 90% as emissões de CO2 em relação à gasolina.

Porém, só o lado ambiental pouco pesa na hora do consumidor optar pelo etanol, o que vale mesmo é o preço. O consumidor quer saber se vale a pena economicamente abastecer com o combustível verde. Ele quer vantagens, por isso, ainda é fundamental programas como Abasteça Consciente que tem a ideia de oferecer benefícios exclusivos aos consumidores preocupados com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta.

O Programa Abasteça Consciente é liderado pela Volkswagen do Brasil para estimular a descarbonização por meio do uso de etanol nos veículos flex fuel. Também são novos parceiros do programa a Bosch; Localiza; Raízen, licenciada da marca Shell; Volkswagen Financial Services e LM. A Unica é parceira institucional.

A iniciativa faz parte da estratégia da montadora de neutralizar as emissões de CO2 até 2050. “O etanol é a solução complementar para fontes de energia renováveis tanto para veículos a combustão convencionais (ICEs), por meio do incentivo à escolha de combustíveis sustentáveis, como os biocombustíveis, pelos consumidores, quanto para híbridos e elétricos, seja via reformadores (Fuel Cell) ou range extender (BEV Rex)”, explica Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina.

Segundo a montadora, a frota VW composta por carros flex fuel – tecnologia desenvolvida e lançada de forma pioneira pela Volkswagen em 2003 – chega a 96%, e o interesse por parte do público em abastecer de forma mais consciente foi comprovado pelo número simulações da calculadora Abasteça Consciente, que, em um ano, chegou a um milhão.

A ferramenta mostra a emissão de CO2 de acordo com o combustível escolhido, considerando a metodologia “poço-à-roda”, ou seja, desde o cultivo ou a extração de recursos naturais, seu processo de produção e transporte do combustível, até sua combustão nos motores. Assim, o cliente pode olhar – ao mesmo tempo – para o bolso e para o meio ambiente.

“A preocupação com os impactos ambientais é uma marca da Volkswagen, que vem investindo de maneira relevante em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para reduzir a pegada de carbono dos seus produtos. Basta lembrar que foi dela o primeiro veículo flex do país”, afirma o presidente da Unica, Evandro Gussi. “A adesão das empresas ao programa reforça o compromisso do setor privado brasileiro com a descarbonização do transporte. O etanol é uma alternativa limpa, renovável e disponível no Brasil há mais de 40 anos”, completa.

Além de incentivar a escolha do combustível etanol, a Volkswagen estuda oferecer descontos em produtos e serviços aos seus clientes por meio de um programa de pontos que será divulgado em breve.

Para os clientes que possuem veículos a partir de 2012 e antes do lançamento do sistema de infotainment VW Play, a Bosch pretende desenvolver uma tecnologia de veículo conectado que irá auferir os dados de quanto de CO2 deixará de ser emitido caso o cliente opte pelo etanol, em detrimento à gasolina.

A solução da Bosch atua como um “radar de CO2”, monitorando o veículo e a opção do condutor pelo uso do etanol. Isso resultará em uma estimativa sobre a quantidade de CO2 que deixa de ser emitida no meio ambiente ao utilizar este combustível. Dessa forma, o consumidor tem conhecimento sobre o impacto positivo em relação à redução de emissões de poluentes ao escolher o etanol. A tecnologia funciona por meio de sensores já existentes no veículo e de um dispositivo para coleta de dados conectado ao OBD (On Board Diagnostics). Por meio de uma rede de internet móvel, os dados são enviados à nuvem onde são processados via cloud computing, auxiliando a estimar a quantidade de CO2 evitado graças à escolha pelo etanol.




Saiba mais sobre o  Programa Abasteça Consciente - https://www.vwnews.com.br/news/1610

Notícias relacionadas: