A melhor época para o plantio de MPB
Quem deseja implantar um canavial com menor custo operacional, em menor tempo e com muito maior sanidade, passou a adotar a prática do plantio de muda pré-brotada (MPB). O sistema chegou ao mercado há cinco anos e, a cada dia, conquista mais adeptos.
As mudas são plantadas (com máquinas ou manual por meio de matraca) em áreas de pousio, reforma e rotação de culturas. Alguns plantam no modelo de cantosi (talhão “num canto” da propriedade que servirá de muda para o plantio mecanizado após alguns meses do plantio efetivo da MPB). Mas o sistema de Meiosi (Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente) tem sido muito recomendado. Um de seus maiores defensores é o produtor Ismael Perina Júnior, de Jaboticabal, SP, e pioneiro no emprego da dobradinha Meiosi com MPB. Para Ismael, esse sistema é uma alternativa para recuperar as boas práticas no cultivo da cana-de-açúcar, viável tanto para pequenos e médios, como para as grandes empresas.
Com esse sistema, o produtor pode planejar a implantação da sua área de cana-de-açúcar. “Posso planejar a variedade que quero, do jeito que quero, da forma que quero, no terreno que quero, no ambiente de produção que quero. Tudo com antecipação. Acabamos com aquele papo de pegar a cana mais fácil na hora de fazer o plantio”, diz Ismael.
Mas o sucesso do método depende, em primeiro lugar, salienta Ismael, da qualidade e sanidade das mudas. “Há empresas que estão produzindo mudas sem os devidos cuidados. Já vi produtor de MPB produzindo muda com raquitismo, por exemplo. Isso porque está fazendo muda sem a condição ideal. Por isso, se for se atrever a produzir MPB, tem que ser como manda o figurino, para que problemas graves que já tivemos não se repitam. Produzir MPB é algo complexo, não é só multiplicar gema. E quem for adquirir MPB precisa ter certeza da sanidade da muda, senão irá disseminar mais rápido as doenças. Isso é muito grave. Quem produz MPB é responsabilizado pela sanidade, pela qualidade da muda que fornece. É preciso adquirir de empresas sérias, comprometidas.”
Outro ponto fundamental é o preparado de solo bem-feito para receber a muda.
E no sistema de Meiosi, o plantio da cultura intercalar também requer cuidados. A área tem que ser bem preparada, com aplicação de herbicida específico para a cultura a ser implantada e só depois vem a operação de plantio. Na Meiosi, existem algumas opções de cultura intercalar para serem adotadas, como o amendoim, a soja, o feijão e o adubo verde. Cada uma tem que ser bem estudada pelo produtor.
Fonte: CanaOnline