Notícia

Achar planta daninha no canavial virou raridade

Achar planta daninha no canavial virou raridade

Alion®, o novo herbicida da Bayer, impede o desenvolvimento de plantas daninhas de folhas largas e folhas estreitas

Em Batatais, no interior de São Paulo, o produtor Henrique Ferraresi cedeu um campo para demonstração de Alion®, o novo herbicida da Bayer para cana-de-açúcar, produto com ação pré-emergente que impede o desenvolvimento de plantas daninhas de folhas largas e folhas estreitas.

Ferraresi está entusiasmado com o desempenho do produto. Tanto que, sempre que visita a área, faz questão de entrar no canavial tratado com o Alion® para ver se encontra alguma planta daninha. "Não é fácil encontrar, mas quando avisto alguma planta daninha, não tenho dificuldade de arrancá-la porque não se desenvolveu direito e tem o sistema radicular muito superficial."

De acordo com ele, esta ação sobre a planta daninha – conhecida como “Efeito Alion” – é a que mais chama a atenção. “Notei que este herbicida é diferente dos que estou acostumado a trabalhar. Ele inibe o crescimento das raízes das plantas daninhas, que apodrecem e somem. As plantas que brotam ficam com raiz superficial e podem ser tiradas facilmente, inclusive na bordadura das ruas. Quando chega a primeira estiagem, estas daninhas já morrem. Nunca tinha visto um produto com essa ação”, confidencia o produtor de cana.

Para ele, os efeitos do Alion deverão diminuir bastante a matocompetição sofrida pela cana, permitindo que o canavial ganhe em vigor e, consequentemente, em produtividade. "Até porque o tempo de residência do produto é grande. Visualmente, depois de muito tempo de aplicado, as áreas estão limpas. Já as ervas que aparecem não se desenvolvem normalmente, e as que surgem praticamente não grudam mais no chão e muitas vezes morrem com o tempo. Parece até que são plantas soltas sobre a terra."

O produto tem se mostrado eficiente sobre todas as daninhas incidentes na área, tanto folhas largas como estreitas, de acordo com o produtor. "Inclusive sobre uma daninha que nos traz muito problema na fazenda, que é a soja perene."

Valerá a pena o produtor investir em Alion®? Para Ferraresi, deve-se levar em conta se o custo do produto por hectare for próximo dos outros herbicidas. "Se sim, com certeza vou optar por ele." Mas para fazer este cálculo, todos os benefícios devem ser colocados na ponta do lápis. Inclusive o fato de Alion® , reduzir o banco de sementes ao longo dos ciclos e permitir o fechamento do canavial no limpo. “Com certeza, esse benefício permite grande economia em produto, mão de obra, maquinário e por evitar o estresse causado ao canavial caso tenha que entrar para um repasse na área."

Fonte: CanaOnline

Notícias relacionadas: