Notícia

Agrícola Trevizoli aposta no terceiro eixo e vê produtividade saltar de 85 tch para 123 tch na média de cinco cortes

Agrícola Trevizoli aposta no terceiro eixo e vê produtividade saltar de 85 tch para 123 tch na média de cinco cortes

No dia 08 de junho, Renato Trevizoli irá participar da live “A cana-de-açúcar e a Matriz do Terceiro Eixo”. Transmissão simultânea pelo Facebook, Linkedin e YouTube da CanaOnline

Leonardo Ruiz

“Um conceito simples, mas ao mesmo tempo inovador e altamente lucrativo, só poderia ter saído da cabeça de um gênio como o Marcos Landell, diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), observa o produtor Renato Trevizoli, um dos proprietários da Agrícola Trevizoli, localizada em Taquaritinga, SP. O elogio de Trevizoli a Landell se deve ao fato do sucesso que está obtendo com a prática da matriz do terceiro eixo.

Trevizoli conta que há alguns anos, participou de uma palestra ministrada por Landell. O tema era a Matriz do Terceiro Eixo, um sistema que consiste em colher os canaviais seguindo uma ordem cronológica de idade, iniciando a safra com as canas mais novas e finalizando com as mais antigas.

O objetivo do sistema é proteger, de forma natural, os canaviais contra o estresse hídrico. Ocorre que os sistemas radiculares das canas plantas e socas de primeiro e segundo corte são menos desenvolvidos e pouco profundos. Dessa forma, a colheita dessas áreas deve ser priorizada para que coincidam com o período de maior disponibilidade de água no solo. Já as socarias mais antigas, com suas raízes profundas, são “empurradas” para o final do ciclo, pois conseguirão passar melhor pelo período seco, uma vez que são capazes de buscar água em maiores profundidades.

“A simplicidade desse conceito foi o que mais me atraiu. Não tinha como dar errado”, afirmou Trevizoli. Desde então, o produtor passou a implantar gradativamente a Matriz do Terceiro Eixo em sua propriedade. Os plantios de 2016 foram colhidos em abril de 2017. Em 2018, esse canavial, agora de primeiro corte, foi colhido em maio. E assim sucessivamente até este ano, quando apenas as canas de quinto corte em diante não estão enquadradas dentro desse novo sistema de manejo.

“Para nós foi fantástico. A Matriz do Terceiro Eixo foi um dos principais motivos do salto de produtividade registrado nos últimos anos. Saímos de uma média de 85 Toneladas de Cana por Hectare (TCH) para 123 TCH na última safra.”

No dia 08 de junho, às 15h, Renato Trevizoli, que também é produtor de Muda Pré-Brotada (MPB) e Instrutor do Senar sobre produção de MPB, participará da live “A cana-de-açúcar e a Matriz do Terceiro Eixo”. Na ocasião, será debatido o conceito do “Terceiro Eixo”, além de seus benefícios, formas corretas de implantação e resultados de quem já realiza esse manejo com sucesso. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de pesquisadores, representantes de usinas e produtores de cana.

Serviço

Live “A cana-de-açúcar e a Matriz do Terceiro Eixo”

DEBATEDORES:

Marcos Landell – Diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC);

Josué Oliveira – Gerente Corporativo de Planejamento e Desenvolvimento Agronômico (Cluster Centro) da BP Bunge Bioenergia;

Pedro Barbosa – Gerente Agrícola da Denusa, Jandaia, Goiás;

Renato Trevizoli – um dos proprietários da Agrícola Trevizoli, Taquaritinga, SP.

Realização: CanaOnline

Data e horário: Terça-feira (08/06), das 15h às 16h40

Endereços: A live será transmitida simultaneamente nos canais digitais da CanaOnline:

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2385598104917010/

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=s_KbIij4nUM

LinkedIn: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:6805559659273969664/

 

 

Fonte: Cana Online

Notícias relacionadas: