Notícia

Amendoim é alternativa para produtor da cana-de-açúcar

Amendoim é alternativa para produtor da cana-de-açúcar

Por Ray Santos

Cultura ainda não muito utilizada em Goiás, o amendoim vem ganhando espaço aos poucos entre a preferência de produtores. Segundo o biólogo e técnico agrícola da Embrapa Algodão, Ramon Araújo Vasconcelos, o amendoim se apresenta como uma boa alternativa junto à cana-de-açúcar. “O amendoim vem como uma sugestão, uma oportunidade para uma renovação no canavial, com a incrementação de nutrientes, principalmente nitrogênio”, argumenta. Ele acrescenta que a Embrapa está desenvolvendo materiais adaptados ao Cerrado, por meio de melhoramento genético, com alto teor de óleo e bastante matéria seca.

Durante palestra sobre a cultura do amendoim, na TECNOSHOW COMIGO, o biólogo destacou as vantagens para o produtor rural, especialmente quanto à produtividade. “O amendoim é bastante rentável. Ele tem diferentes e variadas utilizações que vão desde a alimentação in natura ao óleo, panificação, entre outros produtos. E esses materiais BRS que a gente traz, que vão em breve estar à disposição do produtor, vão gerar uma produtividade superior a 4.000 kg/ha ou até mais”, destaca.

O técnico agrícola da Embrapa explica que no caso do canavial, que precisa ser renovado após quatro ou cinco cortes, é possível fazer um ciclo com o amendoim, em que ele vai agregar à produção e, principalmente, fazer uma reciclagem por meio de suas raízes, que são bastante profundas e com sistemas diferenciados da cana. “Então, ele vai deixar o solo mais equilibrado, introduzir nitrogênio e suprimir, também, alguns nematoides.”

Vasconcelos acrescenta, ainda, que o amendoim é uma cultura que pode ser cultivada em safras normais para entrar no sistema de integração lavoura-pecuária. “Nesse sistema, a gente vai ter o amendoim na safra completa, com ciclos entre 120 e 130 dias. Posteriormente, pode ser colocado o milho, a braquiária e outros produtos. Isso gera, como é sabido, essa integração e faz essa reciclagem com seus diversos tipos de raízes, de cobertura de solo, favorecendo a porosidade, uma não-compactação”, salienta. De acordo com o biólogo, existem vários produtores interessados em trabalhar com a cultura.

TECNOSHOW COMIGO

Considerada uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil e a maior do Centro-Oeste, a TECNOSHOW COMIGO chega à sua 17ª edição, em 2018, com a expectativa de realizar mais de R$ 1,7 bilhão em negócios – recorde apresentado na edição de 2017. Realizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), o evento espera receber, neste ano, mais de 102 mil visitantes e 550 expositores de vários estados brasileiros e até de outros países, entre os dias 09 e 13 de abril, em uma área de 60 hectares do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). Durante os cinco dias de evento, serão apresentadas tecnologias e novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, além de demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares, plots agrícolas em vários experimentos, espaço ambiental, apresentações, palestras com especialistas renomados e dinâmicas de animais. Também serão disponibilizadas linhas de crédito e financiamento voltadas ao produtor rural, por meio de instituições financeiras, e atividades diversas pensadas para todos os envolvidos no agronegócio brasileiro.

FICHA TÉCNICA

17ª TECNOSHOW COMIGO

Data: 09 a 13 de abril de 2018 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) – Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo

 


Fonte: Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Notícias relacionadas: