As atuais colhedoras estão preparadas para colher cana com alta produtividade?
A meta do setor sucroenergético é ter canaviais com produtividade superior a 100 toneladas por hectare, a chamada cana de três dígitos. No entanto, nos canaviais mais produtivos, acima de 120 t/ha, o tombamento é um problema recorrente.
E colher cana tombada é uma limitação grave das colhedoras. Sendo assim, a própria busca por variedades de cana mais produtivas pode ficar inviabilizada, ou afastada, em decorrência das dificuldades em se colher mecanicamente esse canavial superprodutivo.
Este é mais um exemplo de como a máquina utilizada pode vir a impor limites a melhores práticas, processos e tecnologias de produção da cana-de-açúcar. No tocante ao tombamento dos canaviais e ao concomitante entrelaçamento decorrente de sua alta produtividade, aumentam as discussões sobre o desenvolvimento de tecnologia de colhedora ou de processos de colheita capazes de resolvê-las.
O 19° Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, realizado pelo Grupo IDEA, é o palco ideal para debates como este, uma vez que figura como o principal evento do mundo sobre mecanização canavieira.
Serviço:
19° Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar
Data: 29 e 30 de março de 2017
Local: Centro de Eventos Taiwan - Ribeirão Preto/SP
Contato: 16 3211-4770
Fonte: CanaOnline