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Canaviais do Centro-Sul já contam com caminhões Autônomos em operação

Canaviais do Centro-Sul já contam com caminhões Autônomos em operação

Usinas e agrícolas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso já apostam na tecnologia para verticalização da produtividade

Texto e fotos: Leonardo Ruiz

Se na “cidade grande” os veículos inteligentes dão seus primeiros passos, no campo eles já são realidade. Usinas e agrícolas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso já possuem caminhões dotados de direção autônoma trabalhando 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar. A tecnologia é desenvolvida pela Grunner e instalada nos caminhões fora de estrada da Mercedes-Benz. Até o momento, já foram comercializadas 51 máquinas e mais 130 estão em negociação.

O socio-proprietário da Grunner, Mateus Belei, explica que a tecnologia de direção autônoma foi criada pensando em solucionar os problemas internos de sua própria fazenda: a AgroCana Caiana, de Lençóis Paulista. Fornecedora de matéria-prima para a Unidade Barra Grande, do Grupo Zilor, a empresa buscava uma solução para o controle de tráfego deficitário dos transbordos na colheita mecanizada.

“Logo de início, instalamos pilotos automáticos nos tratores que puxavam os transbordos canavieiros. Porém, por conta da topografia acidentada dos talhões, a tecnologia não fazia muito sentido. O trator andava corretamente na linha enquanto o transbordo, devido a suas articulações e bitolas impossíveis de serem ajustadas, andava torto.”

Irmão de Mateus, Henrique Belei, formado em engenharia agronômica, mas com paixão pela engenharia mecânica, se propôs a resolver a questão. Após três anos de pesquisas e experimentações, criou sua própria tecnologia de direção autônoma. O protótipo foi instalado num caminhão fora de estrada da Mercedes-Benz que ficava ocioso durante o período de safra.

“Em 2013, o veículo começou a operar na colheita mecanizada, substituindo o transbordo convencional. O sucesso foi tamanho que pouco tempo depois instalamos a tecnologia nos demais caminhões da propriedade e removemos de vez os tratores e transbordos da operação.” Hoje, a Agrocana Caiana conta com seis caminhões transbordos. Todos com bitolas ajustadas, GPS e dotados de direção autônoma.

 A direção autônoma elimina os erros por falha humana e permite uma rápida retomada da operação após as chuvas

Mateus Belei explica que o veículo não é totalmente autônomo, pois ainda exige a presença de um operador dentro da cabine. Ela, por sua vez, funcionará apenas como um “escritório”, de onde serão monitorados os indicadores e feitos os ajustes necessários. “As manobras de cabeceira e o tráfego na estrada ainda são realizadas manualmente. No entanto, essas operações também deverão ser feitas de forma autônoma num futuro próximo.”

Como benefícios alcançados, o profissional destaca um significativo aumento da produtividade em função de um controle mais rigoroso do tráfego, além de redução de 50% do consumo de combustível e de 40% do consumo de lubrificantes. Os custos de reparo e manutenção registraram queda de 30%. A tecnologia também elimina os erros por falha humana e permite uma rápida retomada da operação após as chuvas.

“O aumento de produtividade aliado à redução de consumo de diesel e a maior vida útil dos lubrificantes atendem requisitos ambientais, criando condições favoráveis para o setor sucroenergético reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, o que pode ampliar os ganhos com os Créditos de Descarbonização (CBios), conforme prevê o RenovaBio.”

TECNOLOGIA DE LENÇÓIS PAULISTA ALCANÇA RECONHECIMENTO MUNDIAL

Os resultados do caminhão com direção autônoma da Agrocana Caiana foram tão expressivos que começaram a atrair a atenção de curiosos mundo afora. Uma das mais interessadas foi a Mercedes-Benz, uma vez que a tecnologia fora instalada em seus caminhões Axor 3131 e Atego 2730. A montadora rapidamente propôs uma parceria.

Nascia, naquele momento, a Grunner, uma empresa de tecnologia para o campo criada pelos sócios-proprietários da Agrocana Caiana exclusivamente para embarcar a direção autônoma nos caminhões fora de estrada da Mercedes-Benz. “Hoje, a Grunner atua como uma transformadora. O caminhão sai da fábrica da Mercedes e ruma para a sede da Grunner, onde nossa equipe instala os itens que compõe a tecnologia de direção autônoma”, relata Mateus Belei.

O sistema desenvolvido pela Grunner foi reconhecido mundialmente e até premiado. Em 2019, a Mercedes-Benz apresentou o projeto do caminhão autônomo georrefenciado no concurso internacional da Daimler Trucks, realizado na Alemanha e que elege os melhores projetos inovadores de tecnologia automotiva do mundo. E a tecnologia nascida nos canaviais paulista foi a vencedora. A Daimler, inclusive, assinou uma carta de intenção de aquisição de cotas da Grunner. Caso concretizado, a multinacional alemã fará parte do modelo de negócio da empresa Lençoiense.

Grunner atua como transformadora. O caminhão sai da fábrica da Mercedes-Benz e ruma para a sede da empresa, onde são instalados os itens que compõe a tecnologia de direção autônoma

“Nascemos com o DNA tecnológico, buscando soluções que quebrem paradigmas no agronegócio brasileiro. Já contamos com forte presença no setor sucroenergético, além de crescimento nos segmentos de grãos, floresta e mineração. Este ano, aumentamos em 60% o quadro de funcionários. Nossa expectativa é de um crescimento de 110% nas vendas em relação a 2019. Prevemos, também, um aumento de projetos de inovação em torno de 50%”, reforça o sócio proprietário da Grunner.

Além de direção autônoma, Grunner cria sistema inteligente de transbordamento. Empresa promete novidades para a Agrishow 2020

A tecnologia de direção autônoma da Grunner difere do encontrado usualmente no mercado. Segundo Mateus Belei, enquanto a grande maioria instala um piloto elétrico ou um orbitrol no volante, a Grunner optou por manter a caixa de direção do equipamento, fazendo apenas um sistema hidráulico em paralelo a ela. Como benefício principal, está a possibilidade de trabalhar com maiores volumes de carga, que pode variar de 10 a 20 toneladas, dependendo do equipamento/caminhão escolhido.

O sistema de transbordamento, aliás, também recebeu melhorias em comparação ao modelo convencional. No caminhão Axxor 3131, o cliente poderá optar pela instalação de duas caixas, que poderão fazer o transbordamento simultâneo para os caminhões que levarão a matéria-prima até a indústria. O principal benefício é a otimização do tempo.

Esse sistema de transbordamento inteligente também pode ser utilizado na operação de plantio mecanizado, já os caminhões possuem configurações compatíveis para entrar na lavoura e as caixas separadas conseguem abastecer a plantadoras em sua total capacidade. Essa tecnologia também aposenta os tratores da operação.

Embora tenha lançado sua tecnologia comercialmente há pouco mais de um ano, a Grunner já prepara novidades para o público, que deverão ser apresentadas na Agrishow deste ano, a ser realizada de 27 de abril a 1º de maio.


Fonte: Cana Online

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