Cresce a infestação de Sphenophorus levis nos canaviais e há quem defenda que o tempo úmido é a melhor época para o controle da praga
É na época das chuvas que ocorre o pico populacional da praga
Estimativas apontam que a cada 1% de tocos de cana atacados pelo Sphenophorus levis (Sl) há a redução de 1,6 toneladas de cana por hectare. Além disso, em função da abertura de galerias na base dos colmos, ocorre o amarelecimento e secamento das folhas e morte dos perfilhos. Sob infestações altas, as touceiras morrem e são observadas muitas falhas na rebrota, reduzindo drasticamente a produtividade e a longevidade dos canaviais.
Seus danos e o aumento da infestação e da área assustaram o setor, que investiu fortemente, reduzindo a incidência da praga. No entanto, nas duas últimas safras está crescendo a infesta do Sl.
Muito já se falou que a melhor época de controlar o Sl nos canaviais é seca, quando as práticas agrícolas levantam poeira do solo. O professor, produtor rural e vice-presidente da Coplana (Cooperativa Agroindustrial), José Antonio de Souza Rossato Júnior, explica que: “O principal motivo de realizarmos essa prática é o controle de adultos.”
Porém, Rossato observa que o pico populacional da praga ocorre nos períodos mais úmidos. “Portanto, minha recomendação é conduzir o corte de soqueira apenas nas pontas da safra”, recomenda.
Confira a explicação de Rossato:
Fonte: Cana Online (http://www.canaonline.com.br/conteudo/cresce-a-infestacao-de-sphenophorus-levis-nos-canaviais-e-ha-quem-defenda-que-o-tempo-umido-e-a-melhor-epoca-para-o-controle-da-praga.html)