Notícia

Época de colheita do canavial impacta na escolha do sistema de irrigação

Época de colheita do canavial impacta na escolha do sistema de irrigação

Para as variedades tardias (colhidas entre meados de setembro e meados de outubro), existe uma maior necessidade de irrigação.

A época de colheita é um fator importante para a escolha do sistema de irrigação nas áreas de cana-de-açúcar. Dependendo do período de colheita, o canavial pode sofrer mais – ou menos – os efeitos do déficit hídrico.

Quem afirma isto é o engenheiro agrônomo Leandro Lance, gerente de desenvolvimento de mercado e inovação da NaanDanJain Brasil e consultor do Dr.Cana.

A evapotranspiração está relacionada ao coeficiente de cultura (Kc) . Ter um kc elevado – explica – no período de seca eleva o déficit hídrico neste período da colheita. No final da safra, o canavial sentiu por mais tempo os efeitos da falta de água – constata.

Para as variedades tardias (colhidas entre meados de setembro e meados de outubro), existe uma maior necessidade de irrigação. O canavial colhido neste período aumenta a oportunidade – ressalta – de incrementar a produtividade via irrigação. Neste caso, torna-se viável a aquisição de sistemas de irrigação que apresentam maior eficiência em relação ao uso da água, como o gotejamento – avalia.

Apesar de exigir um investimento inicial mais elevado para a sua implantação, o gotejamento proporciona um menor custo do milímetro da água utilizada na irrigação – enfatiza Leandro Lance.

Segundo ele, nas áreas onde ocorre o plantio de cana precoce, colhida no início do período de moagem, pode ser mais vantajoso o emprego de sistemas com menor custo de implantação.

É preciso sempre levar em conta a quantidade de água que está sendo evapotranspirada. “Quanto mais folha tiver o canavial, maior o impacto da falta de água no solo”, observa.

Esse fato explica o porquê a totalidade das usinas do Centro-Sul começa a safra com produtividade alta – afirma – e termina o período de colheita com um baixo rendimento agrícola. Em alguns casos, a produtividade no início da safra pode atingir até 100 TCH e terminar a safra com menos de 60 TCH – exemplifica.

 


Fonte: CanaOnline

Notícias relacionadas: