Notícia

O Canavial floresceu, o que devemos fazer para evitar a perda de ATR e TCH?

O Canavial floresceu, o que devemos fazer para evitar a perda de ATR e TCH?

Esse fenômeno é determinado por vários fatores como: fotoperíodo; temperatura; radiação solar e umidade do solo

*Diego Augusto

Estima - se que o florescimento da cana-de-açúcar em variedades é um processo fisiológico com alterações morfofisiológica na planta como encurtamento dos entre - nós, afetando diretamente a qualidade do açúcar total recuperável (ATR) e a tonelada de cana por hectare (TCH). Esse fenômeno é determinado por vários fatores como: fotoperíodo; temperatura; radiação solar e umidade do solo.

Recomenda - se fazer um bom planejamento do manejo varietal da região de atuação já que as variedades precoces devem ser sempre colhidas no início de safra abril a junho. Outra recomendação é o uso de inibidores de florescimento. Como o nome já diz, esses produtos têm o objetivo de inibir o crescimento vegetativo da cultura para que não sejam emitidas folhas novas

Por exemplo, as variedades RB 96- 6928 e CTC 9001 se não forem colhidas entre abril e junho, sem o uso de inibidor elas têm grande risco de florescerem.

Os inibidores de florescimento também cooperam para o processo de translocação do acúmulo de sacarose no colmo. A época ideal de aplicação desses produtos ocorre nos meses de fevereiro a março na região Centro-Sul do país, quando ocorre a indução floral.

 

 

Fonte: Cana Online *Diego Augusto - especialista em Nutrição Vegetal Cana de açúcar

Notícias relacionadas: