Etanol e gasolina ganharão um novo concorrente no mercado, a energia elétrica
O etanol oferece inúmeras vantagens ambientais sobre a gasolina. Porém, no preço, o biocombustível não consegue competir em todo o Brasil. O resultado disso é que a maior parte dos veículos leves abastece com gasolina, sobrando uma participação pequena, de apenas 21%, para o biocombustível, que fica restrito a apenas uma parcela do mercado. Afinal, apesar de ser mais eficiente em algumas áreas, o renovável acaba sendo menos vantajoso economicamente na comparação com seu concorrente direto.
A competição destes dois combustíveis acontece dentro do motor a combustão, opção que dominou o mundo no último século. Mas o mercado está observando o desenvolvimento de uma tecnologia que promete alterar essa dinâmica e adicionar novas formas de energia para movimentar os carros. Em outras palavras, a gasolina e o etanol ganharão um novo concorrente: a energia elétrica.
A perspectiva é clara: gasolina e etanol ganharão um novo concorrente, a energia elétrica
O etanol pode ser obtido com várias matérias-primas, como o milho, o sorgo, o arroz e a cana-de-açúcar. Da mesma forma, a energia elétrica também pode vir de diversas fontes, como os ventos (eólica), o sol (solar) ou a água (hidroeletricidade).
Assim, para avaliar como o motor elétrico se posicionará em relação ao motor a combustão, o novaCana selecionou um segmento do mercado de combustíveis – o do etanol de cana-de-açúcar –, e o comparou com um segmento do mercado de energia elétrica – a energia solar, uma das fontes que mais cresce no mundo.
A comparação se concentrou em três tipos de eficiência: econômica, energética e de uso da terra. Nos dois primeiros casos, a gasolina também fez parte da comparação.
Antes de apresentar a eficiência econômica, é preciso perceber que os painéis solares são altamente eficientes em relação ao espaço que ocupam, pois a quantidade de energia que pode ser capturada por metro quadrado é elevada. Para a comparação foi utilizada uma métrica de área bastante conhecida do setor agrícola: um hectare.
Plantando cana-de-açúcar nesta área determinada, há um rendimento de aproximadamente 7 mil litros de etanol por ano. Se essa quantia for utilizada para abastecer um único carro flex no Brasil – que faz, em média, cerca de 9 km por litro (conforme dados do Inmetro) –, ele poderia rodar 63 mil km. Isso seria o suficiente para dar uma volta e meia ao redor da Terra (veja a metodologia no final do texto).
Se na mesma área fossem colocados painéis solares, seriam gerados 967,6 MWh de energia elétrica. Essa quantia, em um único carro elétrico, faria um automóvel rodar 5,4 milhões de km (com base na eficiência verificada pela Agência Ambiental dos Estados Unidos, a EPA), distância equivalente a 134 voltas ao redor do planeta.
Fonte: Nova Cana