Notícia

Grande parte do setor está plantando por Mitosi e não sabe

Grande parte do setor está plantando por Mitosi e não sabe

Cresce cada vez mais no Brasil o sistema de plantio de cana pelo Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente (Meiosi), que consiste no plantio de uma ou duas linhas de cana-de-açúcar (chamadas de linhas-mãe) numa área de reforma de canavial. Entre as linhas-mães, deixa-se um espaço para que seja feito o plantio de alguma outra cultura de interesse econômico (soja ou amendoim) e/ou agronômico (crotalária). Após a colheita dessa lavoura, as linhas-mãe de cana serão cortadas e desdobradas nas áreas adjacentes, cujos solos estarão revigorados devido a presença da cultura intercalar.

A Meiosi foi desenvolvida nos anos de 1980, mas como exige paralelismo entre as linhas, na época a falta de agricultura de precisão fez com que o método fosse deixado de lado, mas a evolução da tecnologia o ressuscitou o sistema que tem proporcionado ganhos de produtividade nos canaviais.

No entanto, o método foi turbinado com o desenvolvimento da Muda Pré-Brotada (MPB), que ao trocar o tolete de cana pela muda no plantio das linhas mães, obtém-se ganhos excepcionais em produtividade agrícola e redução de custos de plantio na ordem de 30%. A cana-muda proveniente de MPB apresentam muito mais sanidade, sistema radicular mais desenvolvido, muitos mais perfilhos e maior taxa de multiplicação, ou seja, uma linha de cana cobre muitos mais linhas do que a cana proveniente de tolete.

É por isso que muitas unidades sucroenergéticas e produtores passaram a fazer a Meiosi com MPB, no entanto, Denizart Bolonhese, pesquisador científico do IAC/APTA e especialista no tema rotação e sucessão de culturas com a cana, salienta que fazer Meiosi com MPB está realizando a Mitosi – Método Interrotacional Transplantado Ocorrendo Simultaneamente.


Confira a explicação do Denizart e as sugestões para aumentar os ganhos de produtividade na gravação da live – A cana-de-açúcar e o Show da MPB – https://www.youtube.com/watch?v=ZZhvwJ2Ldts&t=600s

 

Fonte: Cana Online

Notícias relacionadas: