Notícia

Guariba, depois do maior projeto de biogás do mundo, terá planta de etanol 2G

Guariba, depois do maior projeto de biogás do mundo, terá planta de etanol 2G

Cidade paulista sede da Usina Bonfim, uma das 35 unidades da Raízen, se fortalece como polo avançado de produção de bioenergia

Em 16 de outubro de 2020, a Raízen inaugurava sua primeira fábrica de biogás, instalada na Usina Bonfim, sua unidade produtora localizada em Guariba, no nordeste paulista. A fábrica entrava para a história, afinal se tratava do maior projeto de biogás do mundo e o primeiro do segmento canavieiro.

Para a produção do biogás, utiliza-se a vinhaça e a torta de filtro como matérias-primas. A fábrica de biogás da Usina Bonfim tem capacidade instalada para gerar 21MW e o potencial de produção de 138 mil MWh por ano, suficiente para iluminar uma cidade de 240 mil habitantes.

Além da produção de energia elétrica, parte desse gás ainda poderá ser utilizado para produzir biometano, que, uma vez purificado e comprimido, tem potencial para substituir o diesel nas máquinas agrícolas e caminhões. Para cada metro cúbico de diesel substituído por gás, o custo é 50% menor.

A instalação da planta de biogás na Usina Bonfim, segunda maior unidade da Raízen em processamento, colocou Guariba no mapa de inovações na área de produção de bioenergia. E a cidade volta a se destacar, agora com o anúncio de que a Usina Bonfim receberá a segunda planta de produção de etanol 2G da Raízen, a primeira está instalada na Usina Costa Pinto, em Piracicaba.

Produzido a partir do bagaço proveniente da produção do açúcar e etanol comum, o E2G permite um aumento de 40% a 50% na produção de etanol sem que seja necessário plantar 1 hectare a mais de cana-de-açúcar. A planta que será instalada na Usina Bonfim será mais moderna e com maior capacidade de produção que a fábrica da Costa Pinto.

Saiba mais conferindo a gravação da live - “A nova indústria sucroenergética - Da evolução da manutenção às diferentes oportunidades de negócios” – realizada pela CanaOnline e que contou com a participação de Luciano Zamberlan, Gerente de Projetos E2G e Biogás da Raízen.

 

Basta clicar: https://www.youtube.com/watch?v=MVjk26DlItI

 

Fonte: CanaOnline

Notícias relacionadas: