Insectshow 2016 será muito técnico e focado em soluções práticas no controle de pragas em cana-de-açúcar
A programação do 12º Insectshow traz os temas mais atuais no combate das pragas em cana-de-açúcar. O evento, que ocorre nos dias 13 e 14 de julho, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, dará enfoque a questões que geram grande preocupação ao produtor. Veja a seguir alguns assuntos que serão abordados no seminário.
Os impactos da palha sobre a população de pragas e de inimigos naturais serão discutidos no evento. “O setor começou a colher a cana crua, o que impactou o meio ambiente e trouxe novas pragas, como a cigarrinha. Isso fez com que inimigos naturais sucumbissem, como a formiga lavapés. Entretanto, agora o setor passou a recolher de volta a palha, mas acontece um fenômeno: as pragas que surgiram com a palha, mesmo retirando esse material da lavoura, continuaram atacando e as velhas pragas voltaram”, diz Dib Nunes, diretor do Grupo IDEA. O evento trará recomendações de como manejar e controlar populações de praga nessas condições.
O Insectshow deste ano também trará um enfoque geral sobre o controle de pragas em grandes lavouras, mostrando de que forma os profissionais precisam proceder para não perderem o controle da situação. “São muitas pragas incidentes em momentos diferentes, com vários métodos de controle necessários.” Diante desta diversidade, o evento apresentará software avançado que auxiliará no manejo integrado de pragas.
O seminário deste ano também trará uma discussão sobre manejo e controle de nematoides usando métodos culturais. “Inclusive, veremos o que acontece com as populações de nematoides quando o produtor ou a usina faz o uso da Meiosi na rotação de cultura com leguminosas.”
O 12º Insectshow trará uma apresentação com dicas e orientações de como pulverizar com eficiência em cana-de-açúcar, de modo a se fazer o controle químico e biológico de todas as pragas na cultura da cana em diversos estágios.
Uma palestra sobre o risco de um novo surto da broca-da-cana nos próximos anos em virtude das enormes variações climáticas, especialmente por conta do desequilíbrio da população de inimigos naturais, também faz parte da agenda.
Já os grandes fabricantes de defensivos apresentarão no seminário as pesquisas que estão realizando. “Inclusive conheceremos moléculas novas, que serão lançadas para o controle de pragas de controle difícil, como sphenophorus e migdolus”, afirma Dib.
Segundo ele, o 12º Insectshow será um seminário rico em informações e com um enfoque muito prático. “Mais uma vez, o seminário será totalmente direcionado para resultados e para a prática.” São esperadas 600 pessoas, de 16 estados e um total de 140 unidades produtoras.
Para mais informações e inscrições: www.ideaonline.com.br
Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.
Fonte: CanaOnline