Notícia

MPB planta-se o ano todo

MPB planta-se o ano todo

Com foco na obtenção de canaviais como maior produtividade por mais cortes, o produtor Paulo Araújo Rodrigues, em sua Fazenda Santa Izabel, em Guariba, SP, aderiu a prática de plantio de muda pré-brotada de cana (MPB). Na Santa Izabel, as mudas de produção própria, são utilizadas no replantio da cana-de-açúcar nas falhas do plantio comercial e na revitalização das soqueiras, onde as MPB são plantadas nas falhas ocorridas principalmente peloarranquio das colhedoras – com isso, consegue-se manter a produtividade do canavial por mais tempo, ou seja, aumenta-se a longevidade da soqueira.

Mas o principal uso das MPB na Santa Izabel é na formação de viveiros de cana pelo sistema de cantosi, que consiste em plantar as mudas em torno de 20% da área a ser renovada e utilizar as outras 80% em plantio de grãos ou leguminosas. Isto permite produzir mudas de cana-colmo de qualidade no mesmo local a ser renovado.

Paulo conta que, atualmente 100% do plantio da Santa Izabel é feito em cantosi. “Isso porque eu não tenho mão de obra e a estrutura de plantio é mecanizada. No restante da área eu planto soja. É uma opção que fazemos por conta da nossa logística. Existem produtores que preferem fazer MPB em meiosi(Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente)porque para logística deles funciona bem desta forma. Os dois sistemas são muito bons”, salienta. Segundo o produtor, para obter uma taxa maior de multiplicação, o plantio com as MPBs nas áreas de cantosi acontece de maio a agosto. “O plantio nos primeiros meses resulta em taxa de multiplicação de 1x15, já as plantadas por último, alcançamos 1x8”, conta.

Os períodos de plantio de MPB que geram maior taxa de multiplicação

Nilton Degaspari, gerente de desenvolvimento de mercado da BASF, empresa que oferece ao mercado o sistema AgMusa™ de muda de cana sadia, explica que o plantio de MPB pode ser feito o ano todo, em qualquer época, assim como o plantio comercial, mas nos períodos mais secos é fundamental a utilização de água, torta de filtro e vinhaça.

Dependendo do período que for realizado o plantio, Degaspari salienta que haverá diferenças na relação de formação de perfilhos, gemas e na taxa de multiplicação. Ele explica que para o plantio de MPB, o ano é dividido em quatro trimestres: o primeiro trimestre, que vai de janeiro a março, o plantio de 1 hectare com MPB vai gerar cana-muda para cobrir 8 hectares, é a conhecida relação 1:8. Já o plantio no segundo e terceiro trimestre, 1 hectare de MPB resultará em cana-muda para desdobrar em 16 hectares. E o plantio no quarto trimestre a relação é de 1:10. Ou seja, a plantio que gerará mais mudas é o que ocorre de abril a setembro, com taxa de multiplicação de 1:16.
“Muitos produtores têm receio de plantar MPB no período de inverno e esperam a época das chuvas para realiza-lo. Porém, observa-se que na prática, plantar no período seco é muito seguro, pois os dias são curtos e com temperaturas amenas, resultando em baixa evaporização. Além disso, os riscos de menor pegamento por falta de água podem ocorrer em qualquer época do ano, dependendo muito da região e textura do solo”, diz Degaspari.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola, na edição 48 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline

Notícias relacionadas: