Não adotar a Meiosi é um erro grave
Método incrementa a produtividade e a longevidade dos canaviais e reduz custo da implantação, mas nem todos aderiram ao sistema.
A Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente), prática que consiste em tombar uma cana sadia em solos revigorados por outros culturas, como soja, amendoim, milho e/ou crotalária, turbinando seu desempenho. “Graças ao uso da MPB aliada à Meiosi, obtivemos ganhos excepcionais em produtividade agrícola e conseguimos reduzir os custos de plantio na ordem de 30%”, conta o produtor Ismael Perina Jr., de Jaboticabal, SP.
Perina ressalta que a viabilidade econômica do sistema passa pela taxa de desdobra. “Quando adotei esse sistema, minha taxa de multiplicação era de 1:7, ou seja, uma linha de cana plantada com MPB gerava cana-muda para outras setes linhas. Hoje, minha taxa de multiplicação ultrapassa 1:40.”
Para o produtor a adoção da Meiosi é uma excelente alternativa para produtores e unidades sucroenergéticas, mas apesar do crescimento da adoção do método pelo setor, muitos ainda não o fazem. Um erro grave, segundo ele. “Na época em que a cana era queimada, as médias de produtividades giravam entre 80 e 85 TCH no Centro-Sul. Hoje, após a mecanização, tem unidades produzindo na casa das 70 TCH. É uma vergonha. Elas culpam o clima e esquecem que o operacional está ruim.”
Para o produtor, é necessário reverter esse cenário e cuidar melhor da lavoura, mesmo num período de adversidades econômicas, como baixa remuneração. “Só assim, será possível aumentar a produtividade e a rentabilidade das áreas.”
O correto, para Perina, é vislumbrar um horizonte de canaviais mais produtivos e longevos - com dez, doze ou quinze cortes. “Não podemos nos contentar com cinco cortes. O custo de plantio é muito alto. Há vários exemplos de lavouras com mais de 10 cortes e produtividades acima dos três dígitos. E com as oportunidades e tecnologias que temos disponíveis, como as Mudas Pré-Brotadas (MPBs) e a Meiosi, vejo que não é difícil chegar lá.”
CONFIRA O ESPECIAL CANAONLINE – PLANTIO COM EXCELÊNCIA - http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-61-portal-canaonline-julho-agosto-2019.html
Fonte: Cana Online