O amendoim é uma ótima opção para rotacionar com a cana nas áreas de solos arenosos
Levantamento nacional da safra de amendoim, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que na safra 2020/21 houve crescimento de 3,2% na área plantada em relação ao ciclo anterior. Em todo o Brasil, estima-se a produção em 597 mil toneladas de amendoim em casca, sendo que na safra passada tivemos 557,5 mil toneladas. O Estado de São Paulo mantém-se com mais de 90% da produção nacional e volume estimado em 562,3 mil toneladas de amendoim em casca, ou mais 7,2%, na comparação com o ciclo anterior em que foram colhidas 524,5 mil toneladas.
E cerca de 90% da produção de amendoim ocorre em áreas de rotação de cultura com a cana-de-açúcar, principalmente na região de Jaboticabal, SP, onde ficam os silos da Cooperativa Agroindustrial (Coplana), a maior produtora de comercializadora de amendoim do Brasil. A safra de amendoim 2020/2021 dos produtores da Coplana apresentou um volume expressivo e boa produtividade. Com uma área plantada de aproximadamente 20 mil hectares, a Cooperativa recebeu 82.219 toneladas de amendoim em casca, considerando o volume de produto já limpo e seco.
A opção pelo amendoim para a rotação ou sucessão de cultura com a cana é em razão de o amendoim além de oferecer ganhos agronômicos, ao nutrir o solo, também gera ganhos econômicos, reduzindo custos no preparo de solo para o cultivo da cana e renda com a sua comercialização.
Durante a live “O manejo da cana e das culturas rotacionais”, realizada pela CanaOnline, Denizart Bolonhese, pesquisador científico do IAC/APTA, deu preciosas orientações sobre o manejo da cultura do amendoim, uma delas é que é uma ótima opção de rotação com a cana nas áreas de solos arenosos.
Confira as dicas do Denizart na gravação da live: https://www.youtube.com/watch?v=ZZhvwJ2Ldts&t=581s