Notícia

O feroz javali arrasa canaviais e outras cultura

O feroz javali arrasa canaviais e outras cultura

A distribuição do javali é maior a cada dia nas paisagens agrícolas

Espécie invasora que se espalhou pelo Brasil, o javali se adaptou as plantações de cana-de-açúcar e de eucalipto do interior paulista e tem causado grandes prejuízos a esses setores. Outra cultura bastante afetada é a de amendoim, os animaischafurdam a lavoura em busca de alimento e podem devastar toda a área plantada.

Agressivo, de fácil adaptação e quase sem predadores, o javali está na lista das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo, elaborada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Considerado praga, invadiu o Brasil a partir do Uruguai, no fim dos anos 1980.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já foram registrados javalis no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Acre e Rondônia. Sua presença já foi registrada na região de Ribeirão Preto, devastando cana e amendoim.O problema é tão grave que, em 2013, o Ibama autorizou a caça do animal para manejo controlado.

O javali, com cerca de 1,30 metro de comprimento e 80 kg, pode chegar a 250 kg quando miscigenado a porcos domésticos. Pode causar danos até mesmo no ambiente natural, pois costuma pisotear plântulas de árvores nativas, comer ovos de muitas aves, acelerar o processo de erosão e transmitir doenças. Ele come tudo e causa prejuízos nas plantações.

O encontro com o javali no canavial ou em outro ambiente não é nada agradável, pois o animal ataca repentinamente, enfiando as presas nas pernas da vítima. A caça legal e ilegal não estão sendo suficientes para controlar essa espécie. De acordo com pesquisadores, é provável que só a onça-pintada seja capaz de abater um javali adulto.O problema é que a onça-pintada está em extinção.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline

Notícias relacionadas: