Notícia

Operação simultânea aduba soqueira e reduz risco de incêndio em área de cana

Operação simultânea aduba soqueira e reduz risco de incêndio em área de cana

Utilização do “Incorporador de Palha com Adubadeira”, fabricado pela DMB, diminui custos e gera benefícios agronômicos

Entre os diversos cuidados que precisam ser adotados no manejo da soqueira de cana-de-açúcar, dois aspectos exigem atenção especial nessa época do ano: a prevenção contra incêndio e a adubação complementar.

Para evitar que o fogo seja disseminado na área de cana, uma alternativa eficaz é a incorporação da palha. No caso da adubação de soqueira, a opção é enterrar o fertilizante para que haja um melhor aproveitamento de seus nutrientes.

Os benefícios para o canavial proporcionados por essas duas operações podem ser potencializados se elas forem realizadas de maneira simultânea. Para isto, usinas e produtores têm a possibilidade de utilizar o “Incorporador de Palha com Adubadeira”, que é uma solução oferecida pela DMB Máquinas e Implementos Agrícolas. 

O equipamento faz a incorporação da palha no solo em duas entrelinhas ao mesmo tempo, podendo ou não ser realizada a operação de desenleiramento. Este procedimento evita que o incêndio, proposital ou acidental, se propague por debaixo do colchão de palha formado no solo após o corte mecanizado de cana crua – observa o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB.

Segundo ele, esse período mais seco do ano – que começou no Outono e se prolonga pelo Inverno – é um aliado da palha na disseminação do fogo. Além de reduzir drasticamente a ocorrência de incêndios, a incorporação gera outros benefícios: diminui a presença de pragas, como Sphenophorus e cigarrinha-das-raízes, e do fungo Colletotrichum falcatum; otimiza a aplicação de herbicidas; evita a incidência da mosca-dos-estábulos e reduz danos provocados pela geada.  

Com a mesma caixa conjugada – que tem capacidade para 1.250 litros – utilizada pelo Adubador de Discos 1250 H, o “Incorporador de Palha com Adubadeira” faz também a aplicação em profundidade do fertilizante, onde cresce o sistema radicular da planta.

Essa adubadeira – acoplada ao equipamento – enterra o fertilizante após cortar a palha, quando ela permanece na linha de cana, criando condições para que seja utilizada a ureia como fonte nitrogenada. Com menor preço e mais fácil de ser encontrada do que o nitrato de amônia, a ureia precisa ser protegida, ou seja, enterrada no solo, para que não haja perda por volatização. A adubadeira do Incorporador de Palha viabiliza também a aplicação de fósforo e potássio, sempre quando houver necessidade.     

As vantagens decorrentes da realização conjunta da adubação complementar e incorporação da palha podem se estender também para a redução de custos operacionais. Nesse caso, há ganhos, por exemplo, proporcionados pela diminuição do consumo de combustível e redução de mão de obra. 

 

 

Fonte: Nova Cana

Notícias relacionadas: