Pedido aos fumantes: não joguem bituca de cigarro acesa pela janela
Com o decorrer do inverno e a menor incidência de chuvas, aumentam as chances de incêndios nas áreas rurais, entre elas, os canaviais. Segundo levantamento do GSO – Grupo de Saúde Ocupacional da Agroindústria Sucroenergética – a bituca de cigarro é a maior causa dos incêndios. Arremessada de janelas de carros, que transitam em rodovias, tem uma ação parecida com a de um lança-chamas, incendiando matas e plantações, entre as quais, lavouras de cana-de-açúcar.
Nos períodos de estiagem, as bitucas encontram um terreno ainda mais fértil para ter uma ação devastadora. A situação se torna mais grave com a presença do vento, que ajuda a espalhar o fogo, que ganha grandes dimensões e se torna de difícil controle.
Apesar de manter a liderança disparada entre as principais causas de incêndios nas plantações de cana, a bituca de cigarro tem a companhia de outros fatores que contribuem para elevar os índices das ocorrências. Um deles é a ação criminosa, pessoas que deliberadamente colocam foco no capim na beira das estradas, ou mesmo nos canaviais.
Fonte: CanaOnline