Notícia

Pequeno produtor tem cana de 7º corte produzindo 87 toneladas por hectare

Pequeno produtor tem cana de 7º corte produzindo 87 toneladas por hectare

O olho do dono e a adoção de boas práticas e tecnologias de ponta fazem com que a Fazendo Rumo consiga média de 96,10 tch, colhidas em canaviais de 1º ao 7º corte

Aquela velha história de que pequeno produtor e práticas inovadoras não combinam, não faz parte da realidade da Fazenda Rumo, localizada em Monte Alto, SP. A propriedade conta com 57,51 hectares, na última safra produziu 5.527 toneladas de cana e a média de produtividade foi de 96,10 tch, colhidas em canaviais de 1º ao 7º corte. Sendo que a área de 7º corte registrou 87 t/c/h.

O segredo para a alta produtividade por vários cortes começa pelo olho dos donos. A proprietária Wilma Farinelli conta com a gestão agrícola do filho, Rogério Farinelli, e da nora Juliana, quem cuida do planejamento financeiro e gerenciamento de custos, ela é engenheira agrônoma e tem mestrado em Administração com ênfase na propriedade rural. Dessa forma, a fazenda Rumo tem uma gestão familiar, mas bastante profissional, que valoriza o planejamento, boas práticas e tecnologias de ponta.

 

O manejo do canavial fica por conta dos Farinelli, que cuidam com carinho e profissionalismo a lavoura

Eles sabem que renovar o canavial exige um alto custo, assim, se esforçam para realizar um bom plantio e promovem um trato especial na socaria para que se mantenha produtiva por muitos cortes. A fórmula tem dado resultado, tanto que a renovação acontece apenas a cada três anos, quando 10 hectares são renovados.

O plantio é semi-mecanizado e realizado pela Usina Santa Adélia, assim como o corte, carregamento e transporte. As demais etapas da produção ficam a cargo dos Farinelli, entre elas o planejamento do plantio. Primeiramente, eles identificam os ambientes de produção, que pode ser A, B ou C, de acordo com o tipo físico e químico do solo.

 

Rodrigo Farinelli, responsável pela gestão agrícola da fazenda Rumo: gestão familiar, mas profissionalizada

 

A escolha da variedade também é baseada no Ambiente de Produção. Durante o plantio é realizado uma avaliação para checar fatores como: profundidade do sulco, distribuição dos colmos no sulco, viabilidade das gemas paralelismo das linhas/sulcos de plantio e o cobrimento dos colmos. Caso algum fator não esteja adequado é ajustado na hora para que o plantio seja realizado da forma correta possibilitando uma adequada formação do canavial. No plantio semi-mecanizado realizado pela Santa Adélia, a quantidade de mudas por hectare é 12 toneladas, considerado uma boa média.

Os Farinelli produzem cana e soja, já são um exemplo de quem produz bem-feito, mas querem se aprimorar cada vez mais, esticando a alta produtividade da cana para oito, nove, dez... cortes.

 

CONFIRA ESPECIAL CANAONLINE PLANTIO COM EXCELÊNCIA, ACESSE: http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-61-portal-canaonline-julho-agosto-2019.html

Notícias relacionadas: