Plano piloto de combate aos incêndios em áreas rurais é lançado em Paracatu
O governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Agricultura Ana Valentini participaram nesta sexta-feira (06/08) do lançamento do projeto-piloto, em Paracatu, do Plano Integrado de Preparação e Resposta aos Incêndios em Áreas Rurais. A ação é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e seguirá até o final de outubro como piloto nas regiões Noroeste, Alto Paranaíba e Triângulo.
Inicialmente, serão implementadas duas bases operacionais, sendo uma no município de Paracatu e outra no município de Unaí, de onde as equipes partirão para apoiar toda a região.
O Plano
O objetivo é ampliar a orientação às comunidades, reduzindo a incidência das chamas em pastos e lavouras e melhorando eficiência das ações de combate aos incêndios nestas áreas.
Para além dos estragos no meio ambiente, os incêndios também têm trazido diversos prejuízos à população rural, destruindo propriedades e resultando em perdas para o patrimônio.
“Os danos provocados pelos incêndios são uma grande preocupação para toda a sociedade e não seria diferente para o produtor rural, já que o seu trabalho depende dos recursos naturais, da qualidade do solo e dos recursos hídricos”, destacou a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Ana Soares Valentini, lembrando que a região Noroeste, devido à importância e força de seu agro, foi uma das escolhidas para o projeto piloto, juntamente com o Alto Paranaíba e Triângulo. Em um segundo momento, o plano será expandido para todas as regiões do estado. “Teremos mais preservação e mais segurança para os nossos produtores rurais”, afirmou.
Recursos
O Corpo de Bombeiros Militar está mobilizando recursos de outras partes do Estado para apoiar as ações. Bombeiros militares especialistas em combate a incêndios florestais, viaturas, drone, materiais e equipamentos estão entre os recursos alocados na região para fazer o enfrentamento ao período mais crítico de incêndios em vegetação. Também será disponibilizada uma aeronave para as ações.
José Vítor Camilo - Ascom/Seapa
Foto: Secretaria de Agricultura de Paracatu