Notícia

Plantio de cana em espaçamento duplo alternado apresenta maior produtividade

Plantio de cana em espaçamento duplo alternado apresenta maior produtividade

No 10º. Congresso Nacional da STAB, realizado de 20 a 22 de setembro em Ribeirão Preto, SP, Fábio César da Silva apresentou palestra sobre "Avaliação da produtividade agrícola da cana-planta e a soqueira sob diferentes espaçamentos e arranjos entre plantas". Ele mostrou dados nos sistemas de sulco simples, duplo alternado e de base larga. Os testes foram no grupo Renuka.

A variação climática ajuda explicar porque num ano um tipo de espaçamento tem melhores resultados do que outro espaçamento.

O duplo alternado, de modo geral, tem fechamento mais rápido, com grande população de perfilhos.

As opções mais utilizadas hoje são espaçamento alternado de 1,50 m ou 1,60 m x 0,90 m, o duplo alternado e o espaçamento simples (1,50 m).

O C em duplo alternado apresenta melhor produtividade em soqueira. Para Fábio, a tendência é este espaçamento tomar espaço no setor por conta da compactação.
Lembra ainda que a disponibilidade de água também influencia a produtividade no duplo alternado.

Na hora de formar um canavial, o agricultor deve estar atento às especificações do solo, como a nutrição adequada, além de planejar o plantio das mudas. Nessa etapa, o espaço de um colmo para o outro deve ser definido. A escolha adequada do espaçamento possibilita a otimização do uso intensivo de máquinas e colheita, e contribui para o aumento da produção devido à disponibilidade de recursos como luz, água e temperatura.

 


Fonte: CanaOnline

Notícias relacionadas: