Plantio mecanizado avança e atinge 65,9% da área comercial no Brasil
Censo do Centro de Cana do IAC revelou que 62,8% das unidades produtoras que responderam à pesquisa irá adotar ambas as modalidades de plantio em 2023. Foto: Divulgação DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.
Goiás é o estado que mais aposta na tecnologia, seguido por Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Por Leonardo Ruiz
Após cair para pouco mais de 50% da área comercial em 2021, o plantio mecanizado voltou a crescer no Brasil. É o que revela uma pesquisa divulgada pelo Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC) durante a 4ª Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana de 2023, realizada na última semana em Ribeirão Preto/SP. Foram levantados dados de 199 unidades produtoras, totalizando 987 mil hectares amostrados em áreas de renovação. O projeto é de responsabilidade do pesquisador Rubens Leite do Canto Braga Júnior.
Os dados mostram que as plantadoras automatizadas responderão por 65,9% de todo o plantio em áreas comerciais no Brasil este ano. Em 2022, esse número foi relativamente menor: 57,2%. “Chegamos a atingir 71,3% de mecanização em 2018. No entanto, problemas como alto consumo de mudas e o avanço da Meiosi - plantada majoritariamente de forma manual - levaram a uma retração.”
No Centro-Sul, o estado que mais aposta na tecnologia é Goiás, com mais de 80% do plantio sendo feito por máquinas. Em seguida, aparecem Mato Grosso do Sul (78,1%) e Minas Gerais (75,8%). Maior produtor nacional, São Paulo ocupa apenas a quinta posição nesse ranking, com 61,3% de áreas comerciais plantadas mecanicamente.
No Norte-Nordeste, a situação é bastante diferente. Por conta da topografia acidentada dos canaviais, o plantio mecanizado é praticamente inviável, ao menos com os modelos disponíveis atualmente no mercado. Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte possuem as maiores taxas de mecanização do plantio da região: 36,7%. Alagoas e Pernambuco aparecem com porcentagens menores: 11,5% e 7,6%, respectivamente.
A pesquisa mostra ainda que 62,8% das unidades produtoras adotarão ambas as modalidades de plantio (manual e mecanizado) em 2023. 19,6% afirmaram que utilizarão unicamente o mecanizado, e 16,6%, apenas o manual.
Fonte: CanaOnline
Por Leonardo Ruiz