Notícia

Quem plantou, perdeu a semente!

Quem plantou, perdeu a semente!

As chuvas já eram para ter chegado na região de Ribeirão Preto, SP, maior produtora de cana e amendoim do país. “A previsão inicial era que começariam por volta de 10 de outubro, mas mudou para os dias 22, 23”, diz o consultor Oswaldo Alonso.
A longa estiagem leva os produtores a postergarem o plantio de amendoim, soja e milho nas áreas de renovação de canaviais. “Está atrasado, todos esperam pelas chuvas para iniciar o plantio”, diz Mirela Gradim, superintendente da Coplana – Cooperativa Agroindustrial, a maior produtora de amendoim do Brasil.
Em setembro caiu um pouco de chuva, mas quem se animou e plantou os grãos, perdeu a semente, principalmente, se plantou milho. “Além da falta de chuva, o sol está escaldante e as temperaturas muito elevadas, a semeadura não resiste”, comenta Alonso. Segundo ele, quem fez plantio direto na palha, tem um pouco mais de chances de não perder o plantio, pois a palhada retém parte da umidade da noite.
Este tempo considerado ‘hostil’ também tem penalizado os canaviais, provocando falhas de brotação nas soqueiras, além da grande incidência de incêndios criminosos ou acidentais nas áreas de palhada, matando a socaria. O que já pode prejudicar a safra 2018/19.

 


Fonte: CanaOnline
Crédito: Ricardo Carvalho

Notícias relacionadas: