Torta de filtro diminui uso de adubo químico e favorece obtenção de CBios
Implemento com kit soqueira, que viabiliza a aplicação desse subproduto industrial após a colheita de cana, é uma das soluções oferecidas pela DMB
Gerada no processo de produção industrial, a torta de filtro é um importante complemento da adubação da cana-de-açúcar. Rica em matéria orgânica, possui fósforo, elevado teor de cálcio e micronutrientes. Com mais de 70% de umidade em sua composição, esse subproduto industrial também facilita a brotação da cana em plantios realizados nos períodos de inverno nas regiões Sul e Sudeste.
Além de contribuir para o desenvolvimento da cultura, a torta de filtro – que é proveniente da filtração do caldo – pode ajudar as unidades sucroenergéticas a aumentar os seus Créditos de Descarbonização (CBios), conforme prevê o RenovaBio, porque diminui as emissões de gases do efeito estufa ao reduzir o uso de adubo químico nas lavouras de cana.
No período pós-colheita, esse subproduto industrial pode ser aplicado por meio da “Carreta Sulcadora e Distribuidora de Torta de Filtro – Kit Soqueira”, disponibilizada pela DMB Máquinas e Implementos Agrícolas. O implemento faz a aplicação da torta de filtro em quatro linhas com espaçamento de 1,50 m ou em três linhas (duplas) com espaçamento combinado de 0,90 x 1,50 m.
Nas áreas de reforma ou de expansão, a Carreta Sulcadora e Distribuidora de Torta de Filtro (sem o kit soqueira) funciona como uma plantadora de torta, fazendo a sulcação profunda de duas linhas de cana para a aplicação desse subproduto industrial antes da época de plantio. O equipamento possui cobridor oscilante para cobertura dos sulcos.
De acordo com o gerente de marketing da DMB, Auro Pardinho, essa versão do implemento coloca a torta de filtro em uma profundidade de 35 a 40 centímetros, o que cria condições favoráveis para um ótimo aproveitamento de seus componentes. O equipamento utiliza GPS durante a aplicação da torta, gerando mapa com informações georreferenciadas, que são também usadas no plantio de cana.
Durante as operações de distribuição de torta, os dois implementos – com kit soqueira ou o modelo sem o kit – podem fazer a aplicação complementar de adubo químico. Possuem caçamba com capacidade para 11,5 metros cúbicos de torta de filtro com 2 esteiras transportadoras de taliscas, acionadas por motor hidráulico, além de adubadora tipo caixa conjugada de polietileno com capacidade para 1250 quilos com rosca sem fim de aço inoxidável também acionadas por motor hidráulico.
A DMB oferece ainda para áreas onde ocorre o plantio manual de cana a “Carreta distribuidora de torta de filtro”, que faz a distribuição deste subproduto em dois sulcos do plantio simultaneamente, utilizando uma esteira transportadora de taliscas, acionada pela tomada de força do trator por meio de cardan e redutor. A distribuição é feita de maneira uniforme por meio de bandejas vibratórias, sendo que a torta é levemente incorporada ao fundo do sulco por dois escarificadores traseiros, que são acionados por sistema hidráulico. Esse implemento conta com uma caçamba, que tem capacidade de 4,7 metros cúbicos.
Fonte: Cana Online