Notícia

Torta de filtro é aliada do plantio de cana em período de chuva escassa

Torta de filtro é aliada do plantio de cana em período de chuva escassa

Aproveitamento dos benefícios proporcionados pelo uso desse coproduto industrial depende, no entanto, da utilização de equipamento adequado para a sua aplicação

Usinas e produtores que ainda estão plantando cana, mesmo com o início do período de escassez de chuvas, têm a possibilidade de contar com uma aliada importante: a torta de filtro. “É que o solo possui um pouco de umidade oriunda das poucas chuvas que ocorreram recentemente. A aplicação da torta de filtro no fundo do sulco cria uma melhor condição para a manutenção dessa umidade”, explica o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.

Segundo ele, outro benefício proporcionado pela utilização desse subproduto industrial é a melhoria da brotação do tolete, o que minimiza a quantidade de falhas no canavial. “Isto ocorre porque a torta ajuda aumentar a temperatura do solo. Se ela estiver muito baixa, há maior dificuldade para a cana brotar. A torta de filtro mantém uma temperatura mais elevada no sulco, facilitando a brotação”, enfatiza.

Essa nova condição do solo tem impacto positivo também no plantio de cana de inverno. Entre outras vantagens, é preciso considerar que a torta diminui a necessidade de aquisição e consumo de adubo químico, pois é rica em matéria orgânica, possui fósforo e tem elevado teor de cálcio e micronutrientes. Além disso, conta com alto índice de umidade.

 O aproveitamento dos benefícios proporcionados pelo uso da torta de filtro depende, no entanto, da utilização de equipamentos eficientes para a sua aplicação. Para o plantio de cana nesse período de pouca chuva, no Outono e Inverno, a DMB oferece uma solução bastante eficaz: a “Carreta Sulcadora e Distribuidora de Torta de Filtro – Plantadora de Torta”, que faz a sulcação de duas linhas de cana com simultânea distribuição de torta de filtro e adubo no sulco de plantio.

“O equipamento funciona como uma plantadora de torta, fazendo a sulcação profunda para a aplicação desse subproduto antes do plantio de cana”, ressalta Auro Pardinho. De acordo com ele, o implemento coloca a torta de filtro em profundidade de 35 a 40 centímetros, o que possibilita um ótimo aproveitamento desse subproduto industrial e evita a sua remoção durante a operação da plantadora de cana.

Para a aplicação da torta no período pós-colheita, a DMB disponibiliza outra versão do equipamento: o “Kit Soqueira” para a Carreta Sulcadora e Distribuidora de Torta de Filtro, que faz a distribuição em superfície em quatro linhas com espaçamento de 1,50 m ou em três linhas com espaçamento combinado de 0,90 x 1,50 m. Junto a essa operação, pode ser feita também a adubação da soqueira uma vez que nessa versão, o equipamento conta também com adubadeira.

 

 

Fonte: CanaOnline

Notícias relacionadas: