Notícia

Torta de filtro reduz custos e gera benefícios para o canavial

Torta de filtro reduz custos e gera benefícios para o canavial

Um dos diferenciais da indústria sucroenergética é a geração de subprodutos, com valores nutricionais expressivos, que podem ser utilizados como fertilizantes nas lavouras de cana-de-açúcar. Proveniente da filtração do caldo – extraído das moendas –, a torta de filtro, por exemplo, pode proporcionar uma importante contribuição para a preservação ambiental e a redução de custos na área agrícola. O seu uso diminui a necessidade de aquisição e consumo de adubo químico.

A torta de filtro possui entre 1,2% a 1,8% de fósforo, elevado teor de cálcio, além de micronutrientes. Rico em matéria orgânica, esse fertilizante tem mais de 70% de umidade, que ajuda a criar condições favoráveis para a brotação da cana em plantios realizados no período de inverno nas regiões Sul e Sudeste.

O bom aproveitamento da torta de filtro, produzida pelas usinas durante toda a safra, depende da utilização de equipamentos eficientes para a sua aplicação. A DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, empresa localizada em Sertãozinho, SP, oferece uma solução completa para o uso desse resíduo industrial no campo, que possibilita a sua utilização na soqueira e no sulco de plantio.

A versatilidade é a principal característica da “Carreta sulcadora e distribuidora de torta de filtro” da DMB. Com a incorporação do kit soqueira – após a retirada dos sulcadores –, o equipamento é utilizado para a aplicação da torta no período pós-colheita.
Segundo o gerente de marketing da empresa, Auro Pardinho, a carreta faz a distribuição da torta de filtro em quatro linhas com espaçamento de 1,50 m ou em três linhas (duplas) com espaçamento combinado de 0,90 x 1,50 m.

Nas áreas de reforma ou de expansão, o equipamento funciona como uma plantadora de torta, fazendo a sulcação profunda para a aplicação desse subproduto industrial antes da época de plantio de cana. Possui inclusive cobridor oscilante para cobertura dos sulcos.

O equipamento utiliza GPS durante a aplicação da torta, gerando mapa com informações georreferenciadas, que são também usadas no plantio de cana – observa Auro Pardinho.

As operações de distribuição de torta podem incluir, como complemento, a utilização de adubo químico. Além de caçamba com capacidade para 12metros cúbicos de torta de filtro, o equipamento – com kit soqueira ou sulcadores – possui adubadora tipo caixa conjugada de polietileno com capacidade para 1250 quilos.

Em sua linha de soluções para a aplicação da torta de filtro nas lavouras de cana, a DMB disponibilizatambém a “Carreta distribuidora de torta de filtro”, que faz a distribuição deste subproduto industrial no sulco do plantio utilizando uma esteira transportadora de taliscas, acionada pela tomada de força do trator por meio de cardan e redutor. O implemento possui uma caçamba com capacidade para 4,7 metros cúbicos.

 


Fonte: CanaOnline

Notícias relacionadas: