Notícia

Usina Denusa aposta na “matriz do terceiro eixo” para ganhos de produtividade e longevidade dos canaviais

Usina Denusa aposta na “matriz do terceiro eixo” para ganhos de produtividade e longevidade dos canaviais

No dia 08 de junho, gerente agrícola da companhia irá participar da live “A cana-de-açúcar e a Matriz do Terceiro Eixo”. Transmissão simultânea pelo Facebook, Linkedin e YouTube da CanaOnline

Leonardo Ruiz

No dia 29 de novembro de 2010, a Usina Denusa entrou com um pedido de recuperação judicial. Com dificuldades econômicas e financeiras, a companhia, com sede no município goiano de Jandaia, estava perto de se tornar incapaz de pagar suas dívidas. A recuperação judicial foi a alternativa encontrada para buscar assegurar a continuidade operacional das atividades.

Parte do plano de recuperação incluía retomar a produtividade dos canaviais da unidade, que naquele ano alcançava médias de apenas 49 toneladas de cana por hectare (TCH). Sem capital para investir na lavoura, a companhia foi atrás de soluções simples e de baixo custo para tentar reverter esse cenário.

Uma das apostas foi num sistema de colheita criado pela Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC). A “Matriz do Terceiro Eixo” consiste em colher os canaviais seguindo uma cronológica de idade, iniciando a safra com as canas mais novas e finalizando com as mais antigas.

O principal objetivo desse sistema é a mitigação do estresse hídrico. Ocorre que o sistema radicular de uma cana planta é mais superficial que as de socas mais adiantadas (3, 4, 5º cortes, por exemplo), fazendo com que estes canaviais sejam mais expostos ao déficit hídrico. Estimativas apontam que, a cada 100 mm de redução de déficit hídrico no ciclo da cultura, é possível aumentar a produtividade de 7 a 10 toneladas por hectare (TCH).

Segundo o gerente agrícola da Denusa, Pedro Barbosa, a companhia adota esse conceito há sete anos, com grandes resultados em longevidade e produtividade dos canaviais. “É difícil mensurar o ganho separadamente, já que a produtividade depende de diversos fatores. Mas com certeza o Terceiro Eixo foi um dos principais responsáveis pelo aumento da produtividade média geral.”

No dia 08 de junho, às 15h, Pedro Barbosa participará da live “A cana-de-açúcar e a Matriz do Terceiro Eixo”. Na ocasião, será debatido o conceito do “Terceiro Eixo”, além de seus benefícios, formas corretas de implantação e resultados de quem já realiza esse manejo com sucesso. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de pesquisadores, representantes de usinas e produtores de cana.

Serviço

Live “A Cana-de-Açúcar e a Matriz do Terceiro Eixo”

DEBATEDORES:

Marcos Landell – Diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC);

Josué Oliveira – Gerente Corporativo de Planejamento e Desenvolvimento Agronômico (Cluster Centro) da BP Bunge Bioenergia;

Pedro Barbosa – Gerente Agrícola da Denusa, Jandaia, Goiás;

Renato Trevizoli – um dos proprietários da Agrícola Trevizoli, Taquaritinga, SP.

Realização: CanaOnline

Data e horário: Terça-feira (08/06), das 15h às 16h40

Endereços: A live será transmitida simultaneamente nos canais digitais da CanaOnline: YouTube (www.youtube.com/c/CanaOnline100), Facebook (www.facebook.com/canaonline.com.br) e LinkedIn (www.linkedin.com/company/canaonline)

 

Fonte: Cana Online

Notícias relacionadas: